Prevendo tendências para preparar o futuro

O avanço da tecnologia está se movendo tão rapidamente, que mesmo as previsões anuais de tendências podem parecer desatualizadas antes mesmo de entrar no mercado. Neste contexto, manter-se atualizado com as tendências tecnológicas é essencial para antecipar as disrupções!

Pensando diferente

Normalmente, quando pensamos em tendências tecnológicas, visualizamos aspectos relacionados à inteligência artificial, robótica, redes 5G e assim por diante. Nos últimos oito anos, o empresário e escritor Rohit Bhargava construiu sua lista de tendências não óbvias, fazendo as perguntas que a maioria dos indicadores de tendências não percebe.

No livro “Não óbvio”, ele ensina métodos para desenvolver soluções inesperadas para problemas críticos. “O pensamento não-óbvio é ver o mundo de uma forma que outras pessoas não veem”, disse Bhargava. Mudar nossa perspectiva nos ajudará a expandir nossos negócios e causar um impacto maior no mundo.

Três barreiras comuns dificultam o pensamento não óbvio

A primeira são as suposições inquestionáveis, que são fatos ou hábitos que achamos que nunca mudarão. Quando James Dyson inventou o saco a vácuo, ele queria vender a licença para isso, mas ninguém acreditava que as pessoas iriam querer gastar mais dinheiro com vácuo ao invés de comprar mais malas. “Fazer as suposições básicas erradas pode condená-lo”, disse Bhargava.

A segunda barreira para pensar de maneira diferente é a constante disrupção. “Tudo está mudando à medida que as indústrias se misturam”, disse Bhargava. “A velocidade da mudança faz com que todos queiram tudo, o tempo todo, e as pessoas esperam o impossível.” Esperamos que todas as alternativas nos sejam apresentadas a cada momento, mas em muitos casos isso não nos serve bem; estamos cercados por barulho e temos dificuldade em discernir o que é valioso e autêntico.

Isso está ligado à terceira barreira, que Bhargava chama de crise da credibilidade. “O sensacionalismo constante deixa as pessoas céticas sobre tudo”, ele disse. Com o advento de notícias e tecnologias falsas como deepfakes, estamos em uma era pós-verdade e pós-fato e estamos em uma batalha constante para discernir o que é real e o que não é.

Desafie-se a pensar diferente e dê uma olhada nas tendências de Bhargava 2019. Ao conhecer dessas tendências, compartilhá-las e conversar sobre elas, ajudaremos a moldar a forma como a tecnologia continua a ser construída e, dessa forma, a maneira como ela impacta os nossos negócios.

Gostou das ideias de Bhargava? Deseja saber mais sobre inovação? Então, acompanhe conteúdos sobre inovação no Blog da Luztr

Sua empresa é realmente inovadora? Faça o teste e descubra!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Posts relacionados