Mapa de Stakeholders: um mergulho nas partes interessadas

“Gaste um pouco de tempo agora e você poderá economizar muito mais para frente.”

Essa máxima se aplica bem quando estamos falando sobre projetos de inovação. 

Antes de efetivamente lançar desafios e rodadas de ideação, o planejamento estratégico e a escolha das ferramentas é fundamental. É fato que não existe um jeito certo, errado, ou um jeito “by the book” de inovar que irá garantir resultados excepcionais; mas uma das ferramentas recomendadas para iniciar um projeto é o “mapa de stakeholders”.

Numa tradução literal, em português  stakeholder significa “parte interessada”.  O mapa de “partes interessadas” nos convida a fazer alguns importantes questionamentos logo no  início do projeto: 

  • Quem são as partes interessadas no projeto em sua empresa? 
  • Quem será impactado – direta ou indiretamente – com este projeto? 
  • Quem poderá colaborar com diferentes visões? Desde o core business ao conhecimento especializado no projeto?
  • Quem efetivamente irá fazer o projeto acontecer?

Seja uma simples listagem ou até mesmo plotadas em matriz,  ter estas partes interessadas mapeadas é chave para dar seguimento em um projeto estruturado de inovação.

Seguimos aqui com um exemplo concreto: considerando uma escola, o mapa de stakeholders pode ter uma cara semelhante à esta.

Exemplo de mapa de stakeholders

 

Uma ferramenta versátil

O mapa de stakeholders é também uma excelente ferramenta de consulta. Com ele em mãos você poderá usá-lo como norteador para orientar e responder algumas questões em diversas:

  • Será essa solução irá alcançar meu stakeholder principal?
  • Será que ela terá um impacto positivo em todo o ecossistema?
  • Será que preciso convidar algum stakeholder para nos ajudar no discovery? Na ideação? Na prototipagem?

Voltando ao nosso exemplo na área de educação: imagine só, fazer uma rodada de ideação em que as ideias dos pais dos alunos e da alta gestão da empresa se complementam lado a lado? Um Stakeholder próximo pode evitar muita dor de cabeça mais para frente.

Mapeie, conecte e não pare de inovar

O “Mapa de Stakeholders” é uma ferramenta altamente recomendada em projetos de inovação e/ou que foquem em resolução de problemas. 

Seja para inovar em produto, serviço ou processo, esta é uma etapa importante que, certamente, irá colaborar para evitar gastos desnecessários mais para frente e trazer contribuições interessantes para sua rodada de ideação e tomada de decisões.

Com a Luztr convidar os stakeholders para seu desafio é simples; conectando seus principais stakeholders ou promovendo a inovação aberta com startups e parceiros, a LUZTR permite uma visão panorâmica do seu ecossistema e um crowdsourcing segmentado das suas melhores oportunidades de inovação.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Posts relacionados